Estimule a criança a pensar, não a gravar respostas
Saber interpretar textos, por exemplo, é uma ótima maneira de estimular o pensamento
Embora exista o currículo escolar e ele vise acompanhar o crescimento da criança, criar uma lógica e também uma sequência de aprendizados é muito importante para estimular a autonomia e a capacidade de refletir e raciocinar.
Algumas matérias exigem mais pensamento crítico do que outras, porém existem muitos conceitos e disciplinas que transferidos para os alunos utilizando-se fórmulas, tabelas e outros recursos nos quais pretende-se que a criança os decore.
Decorar e gravar respostas não é um problema em si, mas é importante avaliar algumas questões: o estudante realmente entendeu a matéria ou apenas decorou? Ele consegue responder a todo tipo de questão ou apenas repete resultados específicos?
Pense nisso e continue lendo para entender a importância de estimular a criança a pensar.
Gravar respostas é assim tão ruim?
Sim e não. É verdade que alguns elementos, como fórmulas matemáticas, composições químicas e afins são conceitos exatos e só podem ser decorados – ou ao menos muito bem anotados em cadernos e livros. Nestes casos, porém, o estudante está gravando um conceito necessário para a resolução de cálculos e outras atividades.
Decorar respostas é problemático, pois pode, na maioria das vezes, levar ao erro. Mesmo as questões de ciências exatas podem ter uma margem de interpretação, e por isso é necessário que a criança ou o jovem também aprenda a pensar, de forma independente e também lógica.
Aprendendo interpretação de texto
Vamos para um exemplo de outra matéria. Na Língua Portuguesa é possível “decorar” conjugações e tempos verbais, e até mesmo criar uma linha do tempo para lembrar de períodos da literatura brasileira. Mas para realmente entender o conteúdo e aprender um dos elementos mais valorizados – a interpretação de texto – é essencial que o estudante consiga ler e entender as questões propostas, elaborando uma resposta que transmita seu raciocínio e clareza de pensamento.
A interpretação de texto, inclusive, não é uma demanda que se limita no aprendizado de idiomas, sendo necessária para toda a vida, no trabalho e em todas as demais disciplinas escolares. Este é um dos exemplos do porquê é importante estimular que a criança saiba pensar, para além de gravar respostas ou seguir uma “cola”.
Criatividade e resolução de problemas
A família e a escola devem valorizar e priorizar a capacidade de pensamento também para estimular outras habilidades, como a criatividade e a resolução de problemas. Criatividade não é necessária apenas para desenvolvimento de habilidades artísticas ou sociais, mas é também um elemento que torna toda a linha de pensamento mais “aberta”, justamente para alcançar resultados mais práticos, rápidos, inovadores, criativos e até mesmo mais divertidos.
Tudo isso também reflete em uma melhor capacidade de resolver problemas, não só no sentido de questões das disciplinas escolares como também de problemas pessoais, profissionais, etc.
Por fim, resumindo o que trouxemos neste artigo, é sempre mais relevante e interessante estimular que a criança pense e interprete as melhores soluções para cada questão, ao invés de gravar as supostas respostas. Esse hábito ajuda no desenvolvimento da autonomia e até mesmo na melhor compreensão e desempenho das tarefas escolares. Aproveite e conheça também as técnicas que estimulam a autonomia da criança.