Ensino e aprendizagem

Como ajudar seu filho a ser um bom aluno

É importante que os pais ou responsáveis participem do processo de aprendizagem dos filhos

O sonho dos pais é que seus filhos tenham um bom desempenho escolar e que consigam se desenvolver de maneira saudável e satisfatória, mas as crianças precisam de incentivo, apoio e suporte para atingir um processo de aprendizagem pleno.

Dessa forma, elas poderão encontrar nos estudos o prazer necessário para desenvolver suas habilidades e assim, abandonar a visão de que a escola algo é algo obrigatório e chato.

Sim, essa missão pode ser considerada um grande desafio para os pais! Com algumas atitudes é possível ajudar seus filhos a se tornarem bons alunos. Acompanhe a seguir algumas dicas de como fazer isso!

A necessidade de uma boa motivação para o empenho nos estudos

Explicar para as crianças o que os estudos podem trazer de conhecimento, descobertas e experiências é um excelente caminho para começar a fazer entendê-los os benefícios de se aplicar nas atividades acadêmicas.

Fugindo daquela premissa de estudar apenas para conquistar boas notas, a criança precisa entender a real importância que os estudos podem ter durante toda a sua vida. Deixar claro as vantagens que podem fazê-los conquistar seus objetivos no futuro é um grande incentivo.

Atitudes que ajudam seu filho a estudar

Para que a criança se torne uma boa aluna e conquiste uma performance estudantil satisfatória, é interessante que os pais tenham consciência de que isso não acontecerá somente dentro da escola, mas também em casa.

O apoio familiar será a base para que a criança receba o auxílio necessário para se desenvolver intelectual e emocionalmente. Justamente porque um desempenho escolar negativo pode gerar sentimentos de frustração, raiva e desânimo.

E a criança necessita entender que seu valor não está no resultado de uma prova, mas que ela, sim, possui a capacidade suficiente para se superar e atingir suas metas com dedicação e persistência.

Os pais podem começar a ajudar da seguinte maneira:

  • Incentive a curiosidade e desperte o desejo de aprender

Quando a criança é apresentada a assuntos que despertam sua curiosidade ela automaticamente se sente motivada a buscar mais informações. Use assuntos de interesse da criança para aguçar a curiosidade dela e incentivá-las a buscar por mais conhecimento.

  • Estimule as revisões em casa

Os pais podem e devem incentivar seus filhos a reverem o que foi aprendido em sala de aula, seja em forma de resumos ou mesmo na realização das tarefas de casa. Falar sobre o que foi passado é uma excelente maneira de fixar a informação e de trocar conhecimentos. A criança passa a entender também que o conhecimento adquirido por ela interessa a outras pessoas, e que ela pode ir além de aprender: ela pode ensinar!

  • Defina os horários de estudo

É sempre muito importante manter uma rotina de estudos e um cronograma de aulas bem organizado. Em casa, os pais podem definir os horários de estudos e estabelecer um dia a dia produtivo e saudável para a criança.

  • Preste a ajuda necessária

Dar o suporte necessário para os filhos, inclui ajudá-los com as tarefas diárias da escola. Mas lembre-se: não é fazer por eles, mas auxiliá-los em suas dúvidas e questionamentos. Se não conseguir ajudar, aprenda e mostre a ele como e onde buscar ajuda quando nos deparamos com problemas escolares.

Participar do processo de aprendizagem dos filhos, além de ajudá-los a assimilar melhor o conteúdo, fortalece a relação e coopera para um desenvolvimento completo e saudável.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como ajudar seu filho a se tornar um aluno exemplar, esteja cada vez mais presente em sua rotina de estudos.

Continue aprendendo sobre educação infantil e leia também Incentive a leitura desde a infância!