Ensino e aprendizagem

Dicas de livros para crianças que não gostam de ler

O hábito da leitura é importante para estimular a criatividade

Se você é mãe, pai, ou responsável, precisa internalizar uma coisa: ler é o caminho para o sucesso, seja ele intelectual, financeiro ou espiritual. E a infância e adolescência são as melhores fases da vida para desenvolver o gosto pela leitura.

Já tratamos disso no blog e recomendamos a leitura do artigo Incentive a leitura desde a infância!

Neste material iremos tratar sobre como conseguir incentivar as crianças a adquirir o hábito da leitura, com livros interessantes para elas e que realmente consigam chamar sua atenção. A seguir, uma lista de livros para crianças que não gostam de ler:

Coleção Go Girl

Uma série de livros infanto-juvenil, composta por diversos autores como: Thalia Kalkipsakis, Rowan McAuley, Meredith Badger, Chrissie Perry, Vicki Steggall. É voltada para as meninas entre 6 e 8 anos e aborda histórias ficcionais com temas do cotidiano de uma turma de amigas e suas confusões na escola e as descobertas dessa fase. Aborda temas importantes para o convívio e a honestidade e lealdade nas relações.

Coleção Pérola de Wendy Harmer

Toda esta série de livros possui uma estética bastante atrativa, com suas capas rosadas e com histórias mágicas sobre uma pequena fada que mora em um cogumelo localizado em um parque da cidade. Pérola e seus amigos bichos moradores do parque vivem divertidas aventuras.  Um convite para estimular a imaginação das crianças na fase de pré-alfabetização e trabalhar desde cedo novas palavras ao seu vocabulário.

Coleção Zack Power

É indicada para jovens que “odeiam ler, mas curtem explosões, robôs, gênios do mal, escaladas perigosas, motos poderosas, submarinos, planos malignos, perseguições espaciais, raios laser, papagaios assassinos, barcos secretos, aranhas gigantes mutantes, explosões e roqueiros astutos”.

Querido Diário Otário

Uma coleção bastante famosa e que se tornou febre entre os leitores. Querido Diário Otário é sempre perfeito para iniciar as crianças ao gosto pela leitura e pela escrita, com muito bom humor e momentos para se divertir.

Deltora Quest de Emily Rodda

A coleção pode ser uma excelente alternativa para crianças que não possuem apreço pela leitura ainda, mas que adoram histórias medievais de fantasia e aventura. De estrondoso sucesso mundo afora, este long-seller atemporal  de Emily Rodda, focam na história de três amigos: Lief, Barda e Jasmine, que precisam enfrentar bestas, feras enigmas, monstros e bruxos para encontrar as sete pedras do cinturão sagrado de Deltora, e assim devolver ao reino a luz e a prosperidade de outrora. Bem ao estilo Senhor dos Anéis, mas indicado principalmente para a faixa etária entre 7 e 16 anos!

Poderosa de Sergio Klein

Sucesso de vendas, essa série de livros aborda histórias do cotidiano de todo adolescente, perfeita para meninas nessa fase. O que você faria tivesse o poder na palma da sua mão? É a pergunta que inicia a série.

Rangers de John Flanagan

Uma coleção de 12 livros de fantasia com muitas histórias e aventuras de tirar o fôlego de qualquer leitor.

Goosebumps de R. L. Stine

Série de livros indicada para todas as idades, com vários livros já publicados. É o maior long-seller da literatura infantil, com mais de 250 milhões de exemplares vendidos. Trata-se do gênero terror e possui aventuras que já se transformaram em séries de TV e em filmes para o cinema.

Conclusão

Agora que você já conhece nossa lista de indicações de livros para apresentar às crianças e adolescentes para incentivá-los ao hábito da leitura, lembre-se que bem mais que apenas encorajar os filhos a possuir bons hábitos em sua rotina é importante servir de exemplo.

Portanto, comece por você a implementar a leitura no seu dia a dia!

E aproveite todos os benefícios que os livros têm a oferecer, como: ampliar seus conhecimentos, aumentar o vocabulário, estimular a criatividade, melhorar a comunicação e promover o bem-estar.