Sob pressão, o recuo é a solução
Uma criança estressada frequentemente indica que toda a família precisa reduzir o ritmo.
Aqui vai uma sugestão útil. Às vezes, com a família fazendo pressão, as crianças recuam um estágio: a menininha confiante de 5 anos passa a chupar o dedo e quer ficar enrolada no cobertor; outra, de 14, prefere ir a uma festa ou a um churrasco com os pais em vez de sair com as amigas; e outra, de 15 anos, recusa-se a tomar decisões, esperando que lhe digam o que fazer.
Quando pressionados, todos recuamos um estágio ou dois. Pense nos dias em que você não tem vontade de sair da cama nem de ver quem quer que seja.
É normal acontecer isso de vez em quando. Dê à sua filha um tempo para recuperar-se. Ninguém suporta a realidade o tempo todo. Só se preocupe se ela, em alguns dias, não voltar ao que era. Talvez, seja preciso ajudá-la a “virar a página” ou descobrir o que há de errado. Se não houver uma explicação óbvia, procure descobrir a razão do estresse da sua filha, mas sem pressão. Talvez, ela esteja com dificuldade de abordar o assunto.
Pense também em você. Ao perceber que todo mundo precisa de atenção, pode ser que ela tente melhorar. Se a família puder tirar um período de férias, determinar um dia de folga na semana ou reduzir o número de tarefas, é provável que haja menos estresse, e ela se sinta menos sobrecarregada.
Leia mais em Criando Meninas.
Referências: mãe, pai, menino