Educação de filhos

Dicas de atividades para fazer com os filhos em casa

Para que as crianças permaneçam ativas, é importante a dedicação da família

Em tempos de pandemia, todo mundo ficou em casa, mas cada um com sua atividade, estudos, trabalho e afazeres domésticos. Com isso, o lazer da criançada acabou restrito a televisão, videogame e celular. Para os pais e mães que querem virar esse jogo e tirar um pouco os filhos das telas, aqui vão algumas dicas preciosas para atrair a atenção dos pequenos.

A primeira delas é buscar valorizar sempre o que é simples com as crianças e envolvê-las no dia a dia da casa. Na lista de compras, nas mudanças da decoração e na criação de novos ambientes e, claro, no preparo da comida. Elas adoram ajudar e dá para dividir as tarefas, mostrando o trabalho que dá preparar uma refeição e como é gostoso participar de todas as etapas.

Para a educadora Janine Rodrigues, as crianças amam ajudar, basta que estejam motivadas. E isso pode começar na definição do cardápio e seguir até o fim do processo de preparo da comida. “A vida tem mostrado que o que vale é o que é simples. Quando a gente vê coisas simples começarem a faltar é que damos valor. As crianças na pandemia ficaram com saudade da escola”, cita Janine que é autora do livro “No Reino de Pirapora”, responsável pela própria transição de carreira da área ambiental para a educacional.

Como era no seu tempo…

Outra atividade que Janine sugere para os pais e mães fazerem com os filhos é rodas de conversa sobre leitura. As histórias que eles mais gostam, os livros que mais marcaram e os personagens preferidos. “Se podemos envolver os avós na roda de conversa, o papo vai longe porque as crianças adoram saber como era no tempo deles, que histórias liam, que brincadeiras eram mais comuns”, destaca Janine.

Nos últimos tempos, a gente aprendeu a valorizar os encontros e a estar cada vez mais perto das pessoas que amamos. A troca de experiências reforça os laços de afeto.

Sessão de cinema em casa

Mesmo querendo tirar os filhos das telas, reunir a família para ver um filme juntos pode ser um programa bem divertido. Ainda mais se for uma história de suspense com as luzes apagadas e um bom balde de pipoca! Sempre, claro, envolvendo as crianças no ritual de preparação e compartilhando depois as experiências de cada um com o longa-metragem.

O mesmo vale para filmes antigos, da época dos pais, e para outras produções sugeridas pelas próprias crianças. O importante é o estar junto e todo o ritual que envolve o ato de assistir ao filme.

Brincadeiras dentro de casa

Dependendo da idade das crianças, brincadeiras simples podem se tornar momentos especiais em família. Uma venda nos olhos e pronto: vamos brincar de gato mia! Ou escondemos um objeto e os pequenos começam a procurar, guiados por alertas de quente, frio, gelado, queimando até que alguém ache e aí começa tudo de novo.

“Estamos falando de atividades simples que envolvem o brincar, o respeito e o fazer junto”, resume Janine. Para ela, as crianças adoram conhecer o lado humano das pessoas, a diversidade das culturas e isso podemos fazer com tudo que nos cerca e promover a troca no ambiente familiar de forma saudável e afetuosa.