Como estimular o raciocínio lógico nas crianças?
Aliar diversão e aprendizado é uma das formas de aprimorar o desenvolvimento do raciocínio nos pequenos
Certamente você já sabe que existem uma série de habilidades que começamos a desenvolver na infância e levamos para o resto da vida. O raciocínio lógico é um dos conhecimentos mais importantes para desenvolver uma série de outras habilidades e hábitos. Existem sim muitas atividades em que é possível estimular o raciocínio lógico nas crianças.
Estas são atividades que combinam concentração, matemática, lógica e até uma certa criatividade para resolução de problemas. Para as crianças, o desenvolvimento do raciocínio lógico, como o de outras capacidades, se mostra bastante divertido e interativo. Podemos dizer que o grau de dificuldade nessas atividades vai subindo conforme o estudante avança pelo currículo escolar. Desenvolver gosto pelas atividades lógicas pode apoiar nos estudos e até na profissionalização a partir da adolescência.
Assim, como estimular o raciocínio lógico nas crianças? Acompanhe as principais ideias e dicas nos próximos tópicos.
Prática de esportes
Embora pareça algo não relacionado com conhecimentos lógicos, a prática de esportes ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e também do emocional nas crianças. Além dos mais convencionais como futebol, natação e até a capoeira, crianças e adolescentes contam com muitos benefícios ao praticar um esporte totalmente voltado para o raciocínio: o xadrez!
Quando existe a colaboração em times, o raciocínio lógico é trabalhado junto com a distribuição de responsabilidades e tarefas, pesando também forças, habilidades e o trabalho em equipe.
Jogos, robótica e programação
Com os jogos digitais cada vez mais acessíveis, existem ótimas opções de atividades lógicas nestes meios! Também utilizando celulares e computadores, existem escolas e aplicativos que introduzem as crianças à lógica de programação, com o atrativo de desenvolverem os próprios jogos.
Aulas de robótica também estimulam esses conhecimentos. Essa opção não é das mais acessíveis, mas é sempre possível encontrar profissionais e escolas que oferecem oficinas pontuais para que as crianças conheçam mais sobre a montagem e programação de robôs e outros equipamentos eletrônicos.
Passatempos
Complementando isso que trouxemos sobre os jogos digitais, passatempos mais tradicionais também têm essa capacidade de estimular o raciocínio lógico entre as crianças. Considere aqui aquelas atividades clássicas de palavras cruzadas, caça-palavras, Sudoku, jogos de 7 erros, linhas montessorianas, atividades para colorir conforme código e assim em diante.
Existem passatempos adequados para cada fase do desenvolvimento infantil, de forma que estas atividades funcionam antes mesmo da alfabetização e podem acompanhar a criança conforme seu crescimento e novos conhecimentos.
Exercícios de Matemática
Através da escola, os exercícios de matemática são fortes estímulos para o desenvolvimento do raciocínio no geral. Como já citamos anteriormente, o nível de dificuldade aumenta conforme o avanço do currículo escolar. Um ponto diferencial e muito importante é que os exercícios são acessíveis e sempre monitorados pela equipe escolar, cobrindo dúvidas e até facilitando na compreensão de conceitos matemáticos mais complexos.
Exercícios de matemática existem desde os mais objetivos até aqueles que exigem interpretação da questão e a elaboração completa da resolução. Estimular o raciocínio lógico entre as crianças é uma atividade incorporada no dia a dia e no currículo escolar, assim é importante oferecer variedade e ajuda quando as dificuldades aparecerem.