Seu filho sofre com falta de atenção? Aprenda a estimular a concentração
É importante que os responsáveis criem um ambiente favorável para auxiliar neste processo.
A dificuldade em conseguir focar em uma única coisa pode ser uma característica da geração atual, mas com a orientação certa é possível fazer com que seu filho consiga se concentrar e prestar atenção no momento.
As crianças já nasceram em um mundo tecnológico e cuja principal característica é a rapidez com que as coisas acontecem e, talvez por isso, estejam cada vez mais envolvidas em diversas tarefas.
No entanto, é claro que em muitos momentos é necessário concentração e foco, o que para elas pode ser um grande desafio a superar. Dessa forma, cabe aos pais auxiliarem os filhos e fornecer as ferramentas necessárias para que a atenção e foco deles sejam trabalhados.
E você, deseja ajudar o seu filho para que ele consiga se concentrar e focar nas atividades que precisa desenvolver? Então, siga com a leitura!
Diferença entre falta de atenção e TDAH
A falta de atenção e concentração das crianças deve ser observada para que não haja confusão entre um simples comportamento de dificuldade com algum transtorno mais profundo, como o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Leia mais sobre como ajudar a criança com transtornos de aprendizagem para entender melhor esse assunto.
A principal diferença entre a falta de atenção e o transtorno de TDAH pode ser a origem e a complexidade. Por isso, é necessário o acompanhamento dos pais e responsáveis, além da participação da escola no desenvolvimento dos pequenos.
Como estimular a concentração do seu filho?
Quando os pais assumem uma postura participativa na educação dos filhos, a tarefa de auxiliá-los torna-se muito mais facilitada e natural, fazendo com que o processo de crescimento seja algo estimulante e prazeroso para a criança!
E, para que isso aconteça, é importante manter uma rotina saudável e que coopere para que a criança consiga desacelerar e observar melhor o mundo à sua volta. Estabeleça horários e um cronograma para as atividades que a criança precisa desenvolver durante o dia.
Deixe que ela tenha pequenas responsabilidades conforme sua idade e capacidade de execução, seja para arrumar os brinquedos, ajudar com a louça ou outras tarefas simples da casa.
Oriente para que a criança consiga compreender a importância de manter hábitos saudáveis e que as estimulam de alguma forma, como praticar atividades físicas, como corrida, natação ou futebol, entre outros, o que ajuda a liberar toda a energia concentrada da criança e a deixa mais calma e relaxada, ajudando na concentração.
Jogos educativos também costumam surtir bastante efeito para este propósito. Um deles é o xadrez. Porém tente o que for melhor e tenha mais adesão com as crianças.
Conclusão
De toda forma, trabalhar com a atenção e concentração das crianças depende de diversos fatores que precisam estar em sintonia e interligados com o mesmo propósito para que o processo de desenvolvimento escolar aconteça sem maiores dificuldades.
E ainda, que a criança possa ganhar cada vez mais autonomia e habilidades que a ajudem a tornar-se um indivíduo feliz e realizado!
Gostou do nosso artigo? Acompanhe mais materiais já produzidos aqui no blog!