Incentive a leitura desde a infância!
Entenda a importância da leitura para o desenvolvimento dos seus filhos.
O estímulo à leitura é, sem dúvida, uma das maiores fontes de descobertas e possibilidades que as crianças podem receber. Um verdadeiro presente que, não somente os professores e educadores podem compartilhar, mas principalmente os pais e responsáveis pelos pequenos. Estimular o gosto pela leitura é tanto um prazer quanto um objetivo na criação dos filhos. Ler para ou com seus filhos e conversar sobre o que foi lido são atividades gratificantes.
Como dizia o escritor argentino Jorge Luis Borges, “o livro é uma extensão da memória e da imaginação”. Dessa forma, por que não apresentá-lo às crianças?
Saiba agora qual a importância que os livros possuem para a educação das crianças e como ajuda a desenvolver seus conhecimentos. Siga com a leitura!
O que a leitura proporciona?
Desde a primeira infância, é importante e extremamente saudável inserir no dia a dia das crianças o hábito da leitura, ajudando a desenvolver sua criatividade, imaginação e a alfabetização.
Com os livros, é possível ajudar a criança no letramento e, assim, a alfabetização acontecerá de um jeito muito mais rápido, natural e com qualidade.
Isso sem contar que os livros proporcionam uma infinidade de possibilidades com as incríveis descobertas contidas em suas páginas! Para os pequenos, é um mundo mágico de aventuras, histórias e personagens que estimulam a imaginação, a escrita, o senso crítico e o respeito a diferentes culturas.
Incentive pelo exemplo
Quanto mais cedo as crianças forem apresentadas ao universo dos livros, mais fácil e natural será o seu interesse e desejo pela leitura.
É importante que esse estímulo não aconteça somente na escola, mas também em casa. É fundamental que os adultos tenham em sua rotina o hábito da leitura, já que nada convence mais do que o exemplo.
As crianças costumam reproduzir o comportamento dos pais e, se a leitura não for algo que os pais também fazem, mais difícil será convencer as crianças das vantagens da leitura.
Por isso, não obrigue seus filhos a ler. Comece por você e os conquiste pelo exemplo!
Inserindo a leitura no dia a dia
Se os livros não devem ser impostos às crianças e muitas delas ainda são pequenas demais para lerem sozinha, como iniciar nesse universo?
Crie o hábito de ler para as crianças uma historinha antes de dormir, deixe que esse momento seja apenas para fortalecer os laços entre pais e filhos.
Tenha sempre livros, revistas e HQs disponíveis para as crianças espalhados pela casa, assim elas terão liberdade para iniciar a leitura no momento que desejarem.
Inclua nos passeios da família uma visita a livrarias e bibliotecas e, além disso, permita que elas criem as próprias histórias com base no que leram e tornem essa atividade ainda mais divertida.
É interessante ressaltar que cada livro apresentado às crianças deve ser adequado à idade delas. Livros com figuras e muitas cores costumam ser bastante atrativos para os mais pequenos, por isso, aposte principalmente em histórias do tipo fábulas e contos infantis. Como resultado, as crianças terão um aprendizado muito mais rico e de qualidade!
Para os pais e educadores, cabe a importante missão de guiar as crianças ao caminho da leitura e estimular sua criatividade, tendo como resultado pequenos pensadores e indivíduos ativos na sociedade.