Faz de conta – Por que estimular essa brincadeira com as crianças?
É fundamental para o desenvolvimento que a criança tenha uma rotina de brincadeiras criativas
Ter liberdade para estimular a imaginação é essencial na vida de qualquer criança, o “faz de conta” é muito comum nas brincadeiras dos pequenos e um jeito super simples de desenvolver a criatividade, as relações com o mundo à sua volta e também a tornar tudo mais divertido.
Sem contar que a iniciativa de criar e inventar histórias, situações e coisas para complementar as brincadeiras, ajuda com que a criança desenvolva vários aspectos e habilidades no seu processo de aprendizagem.
Tudo isso porque trabalhar com o “faz de conta” é envolver-se com um mundo de imaginação e criatividade, que na infância costumam estar muito mais presentes e fortes do que na vida adulta. Compreenda a importância dessa simples brincadeira que tem muito a ensinar.
A importância de brincar de faz de conta
A relação que a criança estabelece com o imaginário é extremamente estimulante para que ela seja capaz de exercitar habilidades e conhecer mais profundamente outras experiências e com isso realizar inúmeras descobertas.
Nesse sentido, ajudar com que a criança tenha uma rotina e um repertório de brincadeiras criativas e estimulantes é fundamental para o seu processo de desenvolvimento.
Assim, elas têm a possibilidade de aprender mais sobre si mesmas e observar o mundo à sua volta de um jeito único e particular.
Benefícios do faz de conta
Esse tipo de brincadeira e interação que a criança estabelece no momento de criar situações imaginárias exige que ela desenvolva sua comunicação, seus movimentos e também seu entendimento sobre os outros.
Quando a criança brinca imaginando que determinado objeto é um microfone, por exemplo, e começa a cantar é possível observar sua compreensão em relação a tudo que envolva esse assunto e ajudá-la a entender mais sobre essa realidade.
Ou mesmo quando brinca com outras crianças de estarem em um ambiente diferente e mágico, tudo serve para aprenderem mais sobre si mesmas e suas preferências e sobre os outros, tendo que acompanhar sua linguagem e também se fazer ser entendido.
Como incentivar a imaginação
O “faz de conta” pode estar nas mais diferentes brincadeiras de forma lúdica e divertida como em uma contação de histórias, na qual elas desenvolvem os personagens e o enredo da história.
Pode ser também, em atividades manuais nas quais tenham que criar algo a partir de simples materiais como papelão e objetos reciclados.
Ou ainda simularem na simulação de profissões que admiram e desejam trilhar no futuro. Peça para interpretarem o que imaginam que cada profissional faça e deixe a imaginação fluir.
É possível e seguro afirmar que o fazer de conta é saudável e recomendado para os pequenos, ajudando na sua formação e proporcionando momentos divertidos e estimulantes.
A família deve fazer parte desse momento e deixar a criança livre para criar e inventar seu universo, dê tempo para que elas desenvolvam suas brincadeiras e explorem suas possibilidades.
Esse conteúdo foi útil para você? Se deseja aprender mais sobre como ajudar no desenvolvimento dos seus filhos, é só continuar acompanhando nossos materiais. Acesse o blog e confira!