Como ajudar a criança com transtornos de aprendizagem
Com um diagnóstico preciso os pais conseguirão auxiliar seus filhos neste momento.
O desenvolvimento infantil acontece de forma gradativa e, muitas vezes, as crianças apresentam dificuldades em algumas situações específicas, que precisam ser avaliadas de perto.
Embora as dificuldades no aprendizado sejam bastante comuns às crianças, os transtornos acontecem por razões diferentes e, por isso, é preciso saber identificar cada situação para agir da maneira correta.
Os transtornos de aprendizagem têm como base a origem biológica, o que pode significar uma disfunção neurológica da criança. Porém, é preciso avaliar outros fatores para chegar a um diagnóstico preciso, sendo os transtornos mais comuns a dislexia e o déficit de atenção (TDAH).
Seus sintomas impactam diretamente na performance da criança na vida escolar. Nesse contexto, é preciso que os pais estejam atentos aos sinais e consigam oferecer a ajuda necessária ao filho ou filha com esses transtornos. Não se trata de rotular a criança, mas de realmente obter o diagnóstico correto, que só pode ser feito por um profissional habilitado, como um psiquiatra, um neurologista ou um neuropediatra. Esse diagnóstico é uma ferramenta importantíssima para que pais e professores tomem as decisões mais acertadas quanto à melhor forma de ajudar a criança. Acompanhe o texto e aprenda como ajudar!
Transtorno de aprendizagem
Como mencionado anteriormente, o transtorno tem como princípio básico a origem genética e não pode ser considerado apenas uma dificuldade de aprendizagem da criança. Ele pode acabar comprometendo o desempenho escolar e todo o potencial que a criança possa vir a conquistar no seu desenvolvimento.
A dislexia pode ser definida como a dificuldade que o cérebro encontra em decodificar as letras e formar palavras, tornando o ato de ler e escrever muito mais difícil.
Já o déficit de atenção inclui a incapacidade de concentração e uma grande hiperatividade no comportamento, assim como a impulsividade.
Como ajudar a criança?
Os pais precisam estar em sintonia com os seus filhos e participar ativamente de suas vidas para que possam ajudá-los e apoiá-los em todos os estágios do seu desenvolvimento. Veja abaixo alguns passos que devem ser seguidos:
- Seja participativo: a participação da família na vida escolar das crianças reflete em uma relação em que os pais estão cientes do que acontece com os seus filhos na escola, e portanto é mais rápido e fácil identificar irregularidades na aprendizagem e buscarem ajuda especializada
- Respeite as limitações: a criança com algum tipo de transtorno na aprendizagem por vezes tem um comportamento mais desmotivado e acaba se sentindo insegura e com medo. Os pais e professores devem acolher e incentivar buscando outros métodos de aprendizagem.
- Busque ajuda: seja de médicos especialistas ou psicólogos. Buscar o apoio especializado é um dos passos mais importantes para se descobrir a origem do problema e qual a melhor forma de aprendizagem para a criança.
- Organize o local de estudos: pode parecer apenas um detalhe, mas deixar o ambiente mais convidativo e confortável para a criança é uma excelente maneira de ajudá-la a encarar o aprendizado de forma positiva e sem se deixar abalar pelos transtornos enfrentados.
O apoio dos pais é fundamental nesse processo da criança e reflete de maneira positiva no seu progresso escolar.
Conseguir desenvolver o raciocínio lógico, a coordenação motora, psicomotora e tudo mais que faz parte do desenvolvimento infantil é um desafio constante que necessita da cooperação dos pais, da escola, familiares e amigos.
Seu filho merece uma educação de qualidade e que se molde às suas necessidades! Aproveite e conheça mais detalhes sobre os cursos da Academia Klug.