Educação de filhos

Disciplina Positiva e suas vantagens no desenvolvimento infantil

Educar com base em regras é importante, porém sem autoritarismo

O modelo educativo da disciplina positiva leva aos pais e responsáveis o grande desafio de se lançarem em uma nova maneira de enxergar a criação dos filhos. Isso porque não se trata de uma metodologia fechada e tradicional, mas de uma nova forma de lidar com a educação das crianças.

Sendo assim, é importante conhecer mais profundamente sua mensagem, prática e benefícios para o desenvolvimento infantil. A abordagem que a disciplina positiva trabalha tem como base o respeito, a empatia e a colocação de limites com amor.

Vamos conhecer mais sobre a disciplina positiva e como ela influencia no desenvolvimento dos pequenos. Continue a leitura!

O que é disciplina positiva?

Ao contrário do que muitos possam afirmar, a disciplina positiva não é uma maneira de tornar os filhos mimados e sem limites, justamente porque não se trata de elogios e bajulações. É, na verdade, um fundamento de educação focado no respeito e ao mesmo tempo na firmeza das palavras com a premissa de levar os pais a controlar suas emoções e ajudar na criação das crianças de uma forma encorajadora e amorosa.

Aqui, podemos destacar que adotar essa postura para muitos pais pode ser algo estranho e difícil de adaptar, principalmente porque quebra muitos conceitos já enraizados, como o de punir severamente o mau comportamento ou agir por meio de recompensas pelo bom comportamento.

Na disciplina positiva o foco é garantir à criança, dignidade, respeito, segurança, empatia e amor. Educando com base em regras sim, porém sem autoritarismo e muito menos com permissividade.

Ou seja, podemos entender através do que é a disciplina positiva que o objetivo principal é estabelecer uma relação afetuosa e saudável entre pais e filhos. Nesse sentido, vale ressaltar os benefícios que essa técnica possui no desenvolvimento infantil. Acompanhe!

Quais as vantagens da disciplina positiva?

Agora que você já conheceu sobre o método da disciplina positiva e percebeu seu propósito na educação das crianças, é hora de descobrir as vantagens desse modelo de ensino:

  • Desenvolve a autoestima da criança: trabalhando a maneira de enxergar a si mesma e a de fortalecer a percepção de suas próprias habilidades.
  • Estimula o autocontrole e autodisciplina: como adquirir inteligência emocional e a se comportar em meio a sociedade.
  • Melhora suas relações interpessoais: focando no exercício que é a prática da empatia e ajudando a criar laços de amizade.
  • Capacidade de adaptação: maturidade para enfrentar situações que fogem ao nosso controle e flexibilidade para lidar com os desafios da vida adulta.

Enfim, a disciplina positiva traz tantos benefícios para as crianças quanto para os adultos que se dispõem a aprender mais sobre e a utilizá-la na vida. É uma nova perspectiva que consegue garantir um futuro melhor e mais saudável para todos.

Conclusão

Ser firme e gentil ao mesmo tempo parece algo difícil de alcançar quando se trata em educar os filhos? Talvez seja o momento perfeito para você apostar nessa filosofia que a disciplina positiva carrega que se resume em educar sem ameaças ou chantagens emocionais, motivando um comportamento que desconstrói antigos padrões e que permite estabelecer um relacionamento de respeito mútuo.

Esperamos que este texto tenha ajudado a compreender melhor sobre a disciplina positiva e suas vantagens. Aproveite e leia também sobre Como disciplinar sem traumas?