Conheça a técnica de Pomodoro e ajude o seu filho
Incluí-la na rotina do seu filho irá auxiliar na produtividade e otimização do tempo
Conseguir que as crianças se sintam motivadas e encorajadas a aprender e a desenvolver suas habilidades e competências estudantis, é um grande desafio para os pais. Existem ferramentas que podem ajudar nesse processo e tornar o momento dos estudos mais dinâmico e facilitado.
A técnica POMODORO já é bastante utilizada por estudantes e profissionais de várias idades que buscam por maior produtividade e otimização do seu tempo.
Por isso mesmo, acabou tornando-se uma grande aliada para os pais que desejam ajudar os seus filhos no melhor aproveitamento dos estudos e desenvolvimento escolar. A seguir, você poderá conhecer mais sobre essa técnica e como empregá-la no dia a dia da criança, acompanhe!
O que é a técnica POMODORO?
Do italiano, pomodoro, quer dizer “tomate” e a sua ideia consiste basicamente em dividir o ciclo de estudos em curtos períodos de tempo, a fim de torná-lo mais dinâmico, eficiente e aumentar o seu rendimento.
O tempo que foi definido, pelo seu criador Francesco Cirillo, como o mais adequado para essa finalidade foi de 25 minutos, período este chamado de “pomodoros” e considerados suficientes para não dispersar o foco e nem perder a concentração.
Mas claro, sem esquecer dos momentos de pausa importantes entre cada ciclo de 25 minutos. Aplicando a técnica da maneira correta, a criança poderá alcançar ótimos resultados e criar uma rotina muito mais ativa, sem procrastinação e com um aproveitamento significativo.
Como aplicar no dia a dia?
Entender que para ajudar seu filho a se desenvolver e a obter os melhores resultados é preciso de uma rotina, já é o primeiro passo para alcançar o sucesso nos objetivos desejados.
Portanto o que deve ser feito a seguir é:
- Faça uma lista das atividades que a criança precisará desenvolver no dia e distribua em cada horário.
- Programe a ferramenta que será usada para cronometrar o tempo, hoje já existem diversos aplicativos com essa finalidade, como o Pomodone e o Focus To-Do.
- Lembre dos intervalos entre cada ciclo de 25 minutos, libere a criança para uma pausa rápida de 5 minutos. Mas não permita que ela se disperse tanto ou a concentração na atividade se perderá.
- Converse com seu filho e explique a técnica assim a adesão poderá ser bem maior e ele compreenderá melhor o que está fazendo.
Os resultados logo aparecerão
Quando há um esforço genuíno da família em encontrar soluções criativas para adequar o ritmo de cada criança ao seu desenvolvimento escolar, os resultados positivos logo aparecem.
A técnica Pomodoro aliada a outras atividades monitoradas, brincadeiras lúdicas e a participação direta dos pais na evolução dos seus filhos, é uma excelente forma da criança aprender sem desgaste físico ou mental.
É válido ressaltar que a jornada de aprendizagem deve ter como base o apoio da família e da escola para que a criança se sinta segura e confiante para se desenvolver à sua maneira e no seu tempo.
E agora que você chegou ao fim desse artigo já pode implementar em casa e colocar em ação essas dicas. Para continuar adquirindo mais conhecimentos sobre a educação dos seus filhos, basta ler os nossos outros materiais já produzidos no blog.