O que são “dificuldades de aprendizagem”
Para uma criança aprender, a mente dela precisa processar a informação em 4 etapas: assimilá-la, organizá-la mentalmente, armazená-la e ter capacidade de recuperá-la.
As dificuldades de aprendizagem enquadram-se em quatro tipos principais e relacionam-se com o modo como a informação é processada: entrar no cérebro através dos nervos sensoriais, organizar-se para fazer sentido, ser armazenada na memória e localizada, e trazida de volta quando necessário.
1. Entrada
É, por exemplo, ouvir bem o professor, conseguir entender o que é mostrado em um livro ou seguir instruções. Às vezes, o pai ou mãe se exasperam quando a criança não aprende, mas a culpa pode não ser dela. Pode ser que ela não ouça ou veja o mesmo que ouvimos e vemos.
2. Organização
Esta etapa envolve acrescentar a informação a outras que você já possui. Juntar tudo. Você pode ver o número 231 e registrar 213.
3. Memória
Todo mundo conhece esta etapa. Quando você vai buscar a informação, ela está lá! Existe uma memória próxima e uma distante – e, às vezes, apenas uma delas fica prejudicada.
4. Expressão
Você consegue se fazer entender quando fala, escreve ou desenha? O conhecimento está lá. Você consegue expressá-lo?
Caso suspeite que a sua criança tem problemas, procure a ajuda de um profissional. Muitas dificuldades de aprendizagem podem ser superadas ou, pelo menos, minimizadas. Quanto mais cedo começar o tratamento, mais fácil.
Leia mais em Criando Meninos.